sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Aliados da silhueta: especialistas indicam chás e sucos que podem te ajudar a secar

Aliando boa alimentação, exercícios físicos e algumas ferramentas você vai chegar linda à estação mais quente do ano





O verão começa a bater na porta e chegar à estação mais quente do ano com uma silhueta incrível é o objetivo de muita gente. Para isso, nada melhor do que aliar as atividades físicas com um cardápio balanceado para te ajudar a eliminar as gordurinhas indesejadas. Mas alguns elementos podem te dar uma forcinha extra, como os CHÁS E SUCOS com propriedades benéficas.
OS PRINCIPAIS CHÁS
De acordo com a nutricionista MADALENA VALLINOTI, os chás mais usados para o emagrecimento são aqueles derivados da erva Camelia Sinensis. Dependendo da maturação da folha, eles podem resultar nos seguintes tipos: o preto, vermelho, branco, mate, matchá e o verde, o mais conhecido deles.
CHÁ VERDE, segundo a nutricionista GISELE CARVALHO, é bastante rico em catequinas, um potente ANTIOXIDANTE que reduz o risco de doenças cardiovasculares e controla a diabetes, o peso e má digestão. “Serve também como desintoxicante natural e ajuda a aliviar a retenção de líquidos”, afirma.
Fazer uma infusão de CANELA GENGIBRE também resulta em um poderoso chá. “Juntos eles produzem efeitos termogênicos, que elevam a temperatura interna do corpo e aceleram o gasto calórico”, informa Gisele.
Já a CAVALINHA, além de ajudar a eliminar as gordurinhas, tem ações diurética, anti-inflamatória, cicatrizante, antiartrítica, antidepressiva, revitalizante, antifúngica, digestiva e antianêmica. “Ele é rico em sais de potássio, flavonóides, ácidos sílicos e saponinas”, conta Gisele.


Outra opção é o CHÁ DE OLIVEIRA. “Ele tem ação principal na gordura abdominal devido a presença do ácido linoleico conjugado (o CLA). Promove a saciedade, tem efeito termogênico, melhora a função intestinal, previne a fadiga e o cansaço e combate prisão de ventre”, explica a nutricionista.
Gisele ainda sugere modificar o sabor de acordo com a criatividade. “Você pode acrescentar folhas de hortelã ou cascas de limão, de abacaxi e outros”, fala.
O MATCHÁ
Segundo a nutricionista ANDREIA BARROS, a grande novidade é o MATCHÁ, que é encontrado em pó, e tem como grande propriedade a diminuição do colesterol “ruim”. “Esse chá possui fibras, que tem o poder da saciedade. Ele tem substâncias que provocam a queima de gorduras, PRINCIPALMENTE EM QUEM FAZ EXERCÍCIOS”.
Quer mais? É uma bebida energética de baixo valor calórico. “Pode adicionar frutas com poder diurético, fica uma COMBINAÇÃO LEGAL. Pode ser maçã verde ou mesmo o pepino”, sugere Andreia.
QUANTIDADES
Apesar dos poderes benéficos destes chás, é preciso que você fique ATENTA ÀS QUANTIDADES INGERIDAS DIARIAMENTE . “Dois copos por dia é uma quantidade boa. É sempre melhor usar a erva natural do que a industrializada. Fique de olho também ao tempo de infusão, que pode aumentar a concentração de princípio ativo e isso pode acarretar problemas”, analisa a nutricionista Madalena Vallinoti.
Já Andreia alerta que quem sofre com PROBLEMAS GÁSTRICOS não deve tomá-los. “Eles podem irritar a mucosa”, alerta. Os hipertensos também devem tomar cuidado e consultar um médico sobre a utilização das bebidas.
As especialistas também recomendam evitar o consumo destes líquidos após as 18h. “Por causa da cafeína, podem causar excitação e interferir no sono”, fala Madalena.
E lembre-se: adoçar os chás pode cortar as propriedades funcionais que eles têm. Ou seja, nada de açúcar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário